Remédios para ansiedade infantil: quando usar calmante para os pequenos?

Sim, nós entendemos: remédio para ansiedade infantil não é o seu primeiro pensamento ao notar que seu filho sofre com sintomas ansiosos. Assusta pensar nessa possibilidade, não é mesmo?

Afinal, ele é apenas uma criança. Como pode, com tão pouca idade, precisar desse tipo de cuidado para a saúde mental?

Calma! As medicações existem para ajudar a devolver o equilíbrio e a tranquilidade para os pequenos durante um momento de dificuldade na vida. Não quer dizer que eles, necessariamente, usarão remédio para sempre.

Para que você se sinta mais seguro e confortável ao buscar os melhores tratamentos para o seu miniansioso, fique conosco até o final. Aqui, você vai descobrir:

  • o que gera ansiedade nas crianças;
  • como tratar crise de ansiedade em crianças;
  • qual o melhor calmante para ansiedade infantil.

Acompanhe!

O que gera ansiedade nas crianças?

As principais causas de ansiedade em crianças são fatores genéticos (pais ansiosos), biológicos (desequilíbrios químicos no cérebro, problemas cardíacos ou na tireoide), dinâmica familiar disfuncional (ambiente conflituoso, violento ou negligente) e experiências traumáticas desencadeadas por eventos estressantes (doenças, acidentes, bullying e abusos de qualquer natureza).

Normalmente, essas condições se relacionam ao desenvolvimento de transtornos ansiosos. No entanto, vale lembrar que a ansiedade é uma reação natural do nosso corpo diante de situações que causam estresse, medo ou desconforto — ou seja, pode aparecer a qualquer momento. 

No caso dos pequenos, é comum que mudanças repentinas na rotina e questões escolares os deixem preocupados e nervosos, assim como nós, adultos, nos sentimos quando um acontecimento impacta nosso cotidiano. 

A ansiedade só se torna patológica — uma doença — quando suas manifestações afetam o dia a dia da criança a ponto de prejudicar a saúde, a socialização e o desempenho escolar.

É aí que aparece a necessidade de avaliação médica para considerar terapia e o uso de remédio para ansiedade infantil — tratamento padrão ouro para o transtorno. Por falar nisso, veja como tratar crise de ansiedade em crianças.

Leia também: 

Como tratar a crise de ansiedade em criança? 

Para controlar a crise de ansiedade de uma criança, mantenha-se calmo e mostre que está disponível para ajudá-la. Inicialmente, deixe-a expressar seus sentimentos; depois, tente distraí-la da situação gatilho e incentive-a a respirar lenta e profundamente. Em último caso, é válido usar um calmante, como o clonazepam.

Calmante infantil é um assunto delicado, mas merece atenção. Afinal, quando a ansiedade é intensa e incontrolável — como nos ataques de pânico, por exemplo —, esse tipo de medicamento é necessário para tirar a criança da crise.

É claro que essa não costuma ser a primeira opção dos pais, mesmo ao perceberem que a ansiedade já se tornou frequente na vida de seu filho. Geralmente, antes de recorrer a um remédio para ansiedade infantil, eles já tentaram todas as outras técnicas sem sucesso real.

Portanto, falar de ansiolíticos para crianças não deve ser um tabu. Esse tipo de medicação existe para um propósito e pode fazer muita diferença para trazer alívio ao seu pequeno.

É por isso que vale a pena saber para que serve esse remédio. Confira!

Para que serve o clonazepam infantil?

O clonazepam é um medicamento potente, que age sobre o sistema nervoso central e produz rápidos efeitos sedativos e relaxantes. Logo, é eficaz no tratamento de transtornos ansiosos, como:

  • transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
  • transtorno de estresse pós-traumático (TEPT);
  • transtorno de ansiedade social;
  • síndrome do pânico e fobias.

O remédio também tem propriedades anticonvulsivantes, por isso, serve também para controlar crises de epilepsia.

Como todo fármaco da classe dos benzodiazepínicos, é potencialmente causador de dependência, o que justifica seu uso pontual e não prolongado (no máximo, 3 meses de tratamento).

No entanto, se você se pergunta qual o melhor calmante para ansiedade infantil, saiba que o clonazepam não é a única opção. Conheça outros remédios para tratar transtornos ansiosos em crianças.  

Qual o melhor calmante para ansiedade infantil?

Uma revisão sobre psicofármacos para tratamento de ansiedade infantil apontou que os melhores e mais utilizados são os inibidores de recaptação da serotonina — ISRS —, como fluoxetina, sertralina e paroxetina, além dos antidepressivos tricíclicos (imipramina) e dos medicamentos benzodiazepínicos (alprazolam — e clonazepam). 

Os ISRSs e os antidepressivos servem para tratamento de longo prazo, enquanto os benzodiazepínicos atuam pontualmente, nos momentos de crise, quando os sintomas são mais intensos.

Alternativas farmacológicas

Mais recentemente, o canabidiol (CBD) tem se mostrado promissor no controle da ansiedade em crianças. Em seu artigo sobre as indicações para uso de Cannabis em pacientes pediátricos, a Sociedade Brasileira de Pediatria apontou que os canabidinoides são potencialmente eficientes no controle de sintomas ansiosos no TEA infantil, no transtorno de estresse pós-traumático e de ansiedade social.

No entanto, a instituição médica ressalta a necessidade de mais estudos sistematizados para avaliar a atuação do CBD na população pediátrica antes que o medicamento seja largamente recomendado pelos profissionais de saúde.

Na linha dos calmantes naturais, os remédios fitoterápicos à base de Passiflora (flor do maracujá) também são uma alternativa para o manejo de sintomas de ansiedade.

Todos os remédios ansiolíticos e calmantes são de uso controlado, com dosagens prescritas individualmente para cada caso e precisam de receita especial para a compra. 

Médicos de qualquer especialidade, e não apenas psiquiatras, podem prescrever medicamentos para ansiedade. No entanto, já que o transtorno é uma questão de saúde mental, o ideal é que você procure esses especialistas — ou um neuropediatra — para avaliar a condição do seu filho.

Terapia + remédio para ansiedade infantil: tratamento ideal para os pequenos

Quando os sintomas do seu filho ficam muito intensos e difíceis de controlar, você já sabe que o uso de remédio para ansiedade infantil é realmente necessário para devolver o equilíbrio emocional do seu pequeno.

O que você, talvez, ainda não saiba é que, sem atendimento psicológico, as chances de a sua criança se livrar de vez do transtorno são muito pequenas. Isso porque os transtornos ansiosos têm componentes cognitivos e comportamentais que contribuem para o surgimento recorrente dos sintomas.

Por isso, tratar ansiedade sem terapia é como apagar um incêndio usando um balde d’água: você até controla pequenas labaredas, mas não impede que o fogo continue queimando.

Aqui na KidBrains, você encontra um time especializado em Psicologia Infantil, preparado para ajudar o seu pequeno a recuperar o bem-estar e a qualidade de vida.

Agende sua primeira sessão de terapia on-line com a KidBrains.