Mas, na verdade, não é bem assim. Embora os pequenos dessa faixa etária ainda cometam erros ao se comunicar verbalmente, a aquisição da fala está nos estágios finais de desenvolvimento.
Logo, certos desafios ao falar podem, sim, indicar que o pequeno apresenta atraso ou outro tipo de problema na fala.
Para descobrir se a dificuldade do seu filho é natural aos 4 anos ou não, continue a leitura. Aqui, você vai entender:
- se é normal uma criança de 4 anos não falar corretamente;
- como deve ser a fala de uma criança de 4 anos;
- quando é considerado atraso na fala da criança;
- como avaliar a fala de uma criança de 4 anos.
Vem com a gente!
É normal uma criança de 4 anos não falar corretamente?
Aos 4 anos, a criança ainda comete erros ao falar. Nessa idade, o desenvolvimento da fala ainda não se completou, e, portanto, é normal que os pequenos não articulem certos sons, como o R. É apenas aos 5 anos que sua comunicação deve ser como a de um adulto.
No entanto, ao apresentar atrasos significativos em relação aos marcos de desenvolvimento da fala, a criança deve passar por uma avaliação com um fonoaudiólogo.
Confira abaixo, as principais aquisições de fala em cada idade:
- aos 18 meses (1 ano e meio de idade): B e M;
- 2 anos: P, T, D e N;
- 2 anos e 6 meses: K, G e NH;
- 3 anos: as letras F, V, S e Z;
- 3 anos e 6 meses: X (CH) e J (GE e GI);
- 4 anos: L, LH, R e RR;
- 5 anos: a fala da criança deve ser igual à do adulto.
Além desses importantes pontos de desenvolvimento da linguagem, conheça como deve ser a fala de uma criança de 4 anos para que você saiba o que esperar dos pequenos nessa idade.
Leia também: O que esperar em uma consulta com fonoaudiologia infantil
Como deve ser a fala de uma criança de 4 anos?
A fala de uma criança de 4 anos precisa ser clara, com boa articulação da maioria dos sons e fonemas. O pequeno deve formar frases completas, participar de conversas ativamente, relatar acontecimentos de maneira organizada e usar a linguagem com diversas intenções para se comunicar com eficiência.
Entenda melhor.
Boa articulação de sons e fonemas
A fala da criança é totalmente compreensível, embora ainda possa ter dificuldade para pronunciar palavras com fonemas mais complexos, normalmente, com os sons da letra R.
Formação de frases claras e completas
A criança forma frases completas e bem ordenadas e estruturadas naturalmente, como em "eu quero brincar com a bola vermelha".
Participação em conversas
O pequeno de 4 anos participa de conversas e sustenta diálogos coerentes, com perguntas, respostas e comentários pertinentes.
Relatos de situações e acontecimentos
Consegue narrar histórias simples e organizadas sobre suas experiências. Por exemplo, descreve um passeio ao parque e conta detalhes sobre os amigos com quem brincou, quais foram as brincadeiras e como resolveu conflitos.
Uso intencional da linguagem
Usa a linguagem para expressar desejos, necessidades e sentimentos. Pode pedir "estou com fome, quero um lanche" ou dizer "estou triste porque meu brinquedo quebrou", o que demonstra intenção e clareza na comunicação.
Quando é considerado atraso na fala da criança?
Os principais sinais que indicam atraso na fala são:
- Trocas de fonemas;
- Vocabulário reduzido;
- Modificações na ordem das sílabas;
- Alteração nos sons da palavras;
- Fala incompreensível;
- Dificuldade de memorizar sons;
- Frases desorganizadas;
- Desafios de articulação;
- Gagueira;
- Dificuldade de compreensão.
Veja exemplos de cada um.
1. Trocas de fonemas
Trocas de fonemas ocorrem quando uma criança troca um som por outro. As mais comuns em crianças com atraso na fala são R por L ("lalanja" em vez de "laranja"), V por F ("faca" em vez de "vaca"), Z por S ("sebra" em vez de "zebra") e S por X ("xapo" em vez de "sapo").
2. Vocabulário reduzido
Crianças de 4 anos com vocabulário reduzido usam poucas palavras para se expressar. Elas têm dificuldades para nomear objetos do cotidiano ou descrever suas experiências, o que causa frustração e afeta suas interações sociais.
3. Alterações na ordem das sílabas
Alterações na ordem das sílabas são comuns, como dizer "derremoinho" em vez de "redemoinho" ou "mánica" em vez de "máquina". Essas trocas deixam a fala confusa e difícil de entender, mas são sinais comuns de atraso na fala.
4. Alteração nos sons da palavras
Alterações nos sons das palavras ocorrem quando a criança diz "picoca" em vez de "pipoca" ou "tonardo" em vez de "tornado". Essas mudanças indicam dificuldades na articulação dos sons, o que torna a fala menos clara.
5. Fala incompreensível
Se a criança tenta contar uma história e você não entende nada, mesmo que seja o principal cuidador, já habituado àquela comunicação, ela precisa de avaliação fonoaudiológica.
6. Dificuldade de memorizar sequências de sons
Se uma criança de 4 anos tem dificuldade para lembrar e repetir sequências de sons, terá problemas para contar uma história curta ou manter uma conversa.
7. Produção de frases desorganizadas ou na ordem inversa
Frases quase sem sentido, como "eu médico vou" em vez de "vou ao médico", indicam dificuldades em estruturar sentenças corretamente, o que pode afetar a compreensão e a comunicação.
8. Dificuldade nos movimentos necessários para emitir as letras
Essa dificuldade, conhecida como apraxia da fala, ocorre quando a criança não entende os movimentos da boca, dos lábios e da língua necessários para pronunciar determinados sons, o que resulta em fala distorcida e difícil de entender.
9. Gagueira persistente ou fala acelerada
A gagueira infantil persistente aparece como repetição ("ca-ca-casa") ou prolongamento ("caaaaaasa") de sons, sílabas ou palavras. A fala acelerada compromete a compreensão da mensagem e dificulta a comunicação com outras pessoas.
10. Dificuldade de compreensão
Crianças com dificuldades de compreensão têm problemas para entender o que é pedido e seguir instruções simples, como em jogos ou atividades diárias — o que afeta sua capacidade de participar de conversas e interações sociais.
A revisão científica sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem — que apontou os indícios acima — relacionou esses sintomas a atrasos simples, desvios fonológicos e fonéticos e transtorno de desenvolvimento de linguagem (TDL).
Ao saber o que é considerado atraso na fala, você tem mais embasamento para procurar a ajuda de um fonoaudiólogo. O tratamento fonoaudiológico tem ótimos resultados e é indispensável para reverter ou minimizar as dificuldades de comunicação oral das crianças.
Como avaliar a fala de uma criança de 4 anos?
Por mais que seja possível reconhecer sinais de atraso na linguagem dos pequenos, apenas um fonoaudiólogo pode analisar se a criança de 4 anos com dificuldade na fala precisa de tratamento e qual o grau de comprometimento na sua comunicação.
Isso porque, além de se guiar pelos marcos de aquisição de fala para cada faixa etária, o profissional utiliza ferramentas criadas especialmente para avaliar o desenvolvimento da linguagem. São diversos testes e escalas que ajudam tanto na triagem e diagnóstico quanto no planejamento e progressão do tratamento. Confira alguns exemplos:
- Protocolo de Observação de Comportamentos (PROC): analisa habilidades comunicativas, compreensão e desenvolvimento cognitivo por meio de interações com brinquedos pré-selecionados;
- Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem (ADL): identifica alterações na linguagem e auxilia no diagnóstico precoce de problema de fala;
- DENVER II: além de linguagem e comunicação, avalia o desenvolvimento motor;
- Teste de linguagem infantil ABFW: analisa vocabulário, fluência e pragmática.
Saiba mais: Como estimular a fala das crianças de 4 anos
Tem uma criança de 4 anos com dificuldade na fala? Conte com a KidBrains
Como você já sabe, nem sempre uma criança de 4 anos com dificuldade na fala precisa de tratamento. Porém, você também já entendeu que apenas um profissional especialista no desenvolvimento da linguagem pode te dizer se o seu pequeno deve fazer sessões de fonoaudiologia, certo?
Por isso, se você suspeita que seu filho apresenta algum sinal de atraso na fala, não fique na dúvida: agende sua consulta com um fonoaudiólogo on-line da KidBrains e descubra qual a melhor maneira de cuidar da comunicação da sua criança.