Valor consulta fonoaudiologia infantil

Quanto custa uma consulta com o fonoaudiólogo infantil?

A importância de proporcionar às crianças uma consulta com um fonoaudiólogo infantil é difícil de estimar.Geralmente aceitamos que o desenvolvimento da fala em uma criança é um processo natural e consistente.

Porém, às vezes, surgem alterações que exigem auxílio maior dos pais e a busca por um especialista. Um fonoaudiólogo ajudará não apenas a identificar um problema de fala em uma criança, mas também planejará um tratamento para eliminá-lo.

Até pouco tempo atrás, os profissionais da fono somente eram procurados na fase de preparação das crianças para a escola. O professor ajudava a introduzir os sons, corrigir alterações como omissão de sílabas, indistinção e imprecisão da fala e outros problemas. 

Hoje, entre os 3 a 4 anos de idade é o período mais adequado para iniciar o tratamento com um especialista em dificuldades de fala.

Recomenda-se eliminar os distúrbios da fala em idade precoce, a fim de prevenir seu desenvolvimento e agravamento. Afinal, muitas vezes um atraso no desenvolvimento da fala na pré-escola  leva a um atraso em relação aos colegas no plano de desenvolvimento mental.

Por isso que as consultas com um fonoaudiólogo são de extrema importância, elas ajudam os pais a não perderem tempo e faz a criança alcançar o desenvolvimento dos coleguinhas, além de formar uma fala clara e expressiva.

Quando devemos procurar um fonoaudiólogo?

O fono infantil pode acompanhar uma criança de qualquer idade. Os sinais de alerta que podem indicar problemas de fala incluem:

  • ter um  vocabulário pobre ou até mesmo a ausência total de fala em um bebê de 2 anos a 2 anos e meio;
  • repetir sons e palavras individuais entre os 4 ou 5 anos de idade;
  • ceceio, gagueira ou fala anasalada;
  • apresentar dificuldades com a pronúncia da letra "R" aos 5 ou 6 anos de idade;
  • problemas de memória e atenção;
  • regressão no desenvolvimento da fala ou outras situações vexatórias.

Quaisquer dificuldades de fala geram desconforto na adaptação social e comunicação da criança com os colegas e conhecidos. Frequentemente causam problemas de aprendizado, aparecimento de complexos, problemas de autoestima e dúvidas sobre si mesmos. Portanto, ao detectar sinais de alarme, os pais devem procurar um fonoaudiólogo experiente.

Você também pode entrar em contato com um especialista para obter ajuda, fazer diagnósticos e receber recomendações para tratamentos adicionais online. Nossos profissionais especializados desenvolvem um plano individual para cada criança, levando em consideração seus problemas, dificuldades e os desejos de seus pais. Para marcar uma consulta com um fonoaudiólogo, preencha o formulário disponível em nosso site!