Sessões de fonoterapia infantil online apresentam resultados positivos?

Uma dúvida comum dos responsáveis pelos nossos pacientes (crianças de 3,8 a 14 anos) é justamente em relação a eficácia do tratamento de fonoterapia infantil online, realizado de forma 100% remota, através de um computador, tablet ou smartphone.

Porém, se recordarmos, alguns anos atrás passamos por uma situação pandêmica na qual suspendeu a grande maioria das atividades realizadas de forma presencial, mudando a forma de trabalho, relacionamento, atendimento e lazer das pessoas de forma drástica, fazendo com que mudássemos nossos antigos hábitos enraizados.

Essa situação abriu um leque de opções pós-pandemia, certificando a possibilidade de diversas atividades de forma 100% online e remota, mesmo que antes enxergássemos como impossível e essa situação não foi diferente no âmbito da Fonoterapia.

O que os estudos científicos falam sobre a fonoterapia infantil online?

 

Estudos1 realizados durante a pandemia da COVID-19, em pleno isolamento social, comprovam que 58% dos profissionais da fonoaudiologia utilizaram o teleatendimento durante a quarentena imposta pela situação da pandemia brasileira e destes, 63% consideraram o recurso eficaz.

Os profissionais utilizaram o atendimento online para realizar terapia, tanto com crianças quanto com adultos e idosos, desde que, em todos os casos, os pacientes tivessem capacidades cognitivas preservadas para manter a atenção e a concentração durante toda a realização das interações necessárias e estivessem aptos para utilizar a tecnologia necessária para o atendimento. 

Realizou-se assim, aquilo que o Conselho Federal de Fonoaudiologia preconiza como teleconsulta com alguns dos pacientes em diversas faixas etárias. Vejamos alguns comentários dos pacientes participantes do estudo para demonstrar essa afirmação:

“No geral é efetivo, mas quando o paciente tem autonomia e facilidade em mexer com os recursos tecnológicos.” (Sujeito 24)

“(…) Eu acho que o teleatendimento é sim uma boa ferramenta de trabalho, veio para ficar, mas há muita coisa envolvida nesse processo, até mesmo limitações dos próprios terapeutas para essa modalidade de tratamento.” (Sujeito 29)

“Foi efetivo em alguns casos, de pacientes cognitivamente preservados.” (Sujeito 104)

De acordo com os relatos obtidos no estudo, compreendemos que para que haja sucesso na sessão é necessário que o profissional seja capacitado a realizar o atendimento online, o paciente consiga utilizar os meios tecnológicos para ingressar na sessão e que possua capacidade mental e cognitiva preservadas.

Fonoterapia infantil online funciona?

Já em relação ao trabalho fonoaudiológico realizado com crianças, tivemos respostas distintas, tanto para relatar um bom desempenho com o uso das tecnologias, quanto a impossibilidade de realização desse tipo de atendimento com crianças muito pequenas, por não aderirem ao atendimento online. Vejamos um dos argumentos utilizados pelo profissional:

“Adaptamos estratégias para manter a atenção e o interesse das crianças, no caso dos adultos não houve dificuldade.” (Sujeito 53)

Dessa forma, fica claro que o atendimento fonoaudiológico com crianças é bem mais complexo e delicado de ser realizado, se comparado ao realizado com os adultos. Isso se deve à baixa capacidade de concentração das crianças menores do que 4 anos, necessitando de outros artifícios para manter a atenção e o interesse durante a sessão.

 

Onde fazer fonoterapia infantil online?

A KidBrains, empresa que atende crianças de forma 100% online, desenvolveu uma metodologia única e pioneira para a realização de fonoterapia com crianças, de forma totalmente lúdica, interativa e divertida, com jogos e histórias, garantindo resultados satisfatórios.

Temos centenas de pacientes crianças que se desenvolveram e tiveram suas falas corrigidas após sessões de fonoterapia online, sem nunca antes terem tido contato com consultas de maneira presencial.

O método desenvolvido por nós é único, acessível e muito eficaz, possibilitando que milhares de famílias brasileiras garantam acesso aos tratamentos de qualidade para seus filhos, sem necessidade de saírem de casa.


 

 


1  SANTOS, Patrícia Rocha dos. Et al. Uso da telefonoaudiologia para pacientes em atendimento domiciliar durante a pandemia de Covid-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 02, Vol. 01, pp. 180-196. Fevereiro de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso:  https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/uso-da-telefonoaudiologia, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/uso-da-telefonoaudiologia