Quais são os motivos para procurar um fonoaudiólogo?

Uma das maiores preocupações dos pais é justamente qual é o momento ideal para procurar um profissional da fonoaudiologia para avaliar seu filho e verificar se existe ou não indicação para iniciar um tratamento de fono.

Mas antes de descobrir o momento ideal, é preciso avaliar quais são os principais motivos ou pontos de atenção que os pais devem ter antes de buscar ajuda profissional.

É recomendável que se inicie a busca quando já existem alguns indícios de que a criança de fato possui alguma dificuldade para se comunicar de maneira eficiente com parentes ou colegas. Alguns exemplos são: dificuldade na fala, pouco repertório dependendo da idade, deixar de falar algumas sílabas ou letras nas palavras ou frases, pronunciar incorretamente determinados sons, entre outros.

Quando os pais ou responsáveis notarem a presença dessas dificuldades no dia a dia da criança, é um dos principais motivos para marcar uma avaliação com o profissional da área.

Quais são os melhores exercícios de fono?

Quando o assunto é sobre exercícios de fonoaudiologia, devemos ressaltar que cada tipo de exercício servirá para um determinado problema apresentado pelo paciente no momento da avaliação com o profissional escolhido.

Se o paciente apresenta dificuldade de pronunciar corretamente o som da letra R, por exemplo, ele receberá um tipo de exercício diferente do que um outro paciente que não apresenta essa dificuldade.

Em linhas gerais, os melhores exercícios são aqueles prescritos pelo profissional de confiança e escolhido por você para tratar e acompanhar as dificuldades apresentadas pelo seu filho.

Na fonoaudiologia, os exercícios são prescritos de maneira individual, mas aqui você conhecerá os exercícios mais conhecidos para desenvolver habilidades da fala:

  • Pedir para a criança falar as palavras ou sílabas que possui dificuldade de frente para um espelho - assim você conseguirá observar os movimentos e identificar exatamente qual som ela possui dificuldade de pronunciar.
  • Fazer exercícios com a língua - encostar a ponta da língua no nariz, queixo e bochechas.
  • Treinar trava-língua e estimular a leitura e a conversa desde muito novo.

Esses são os exercícios mais básicos que você poderá começar a treinar com seu filho em casa até procurar por ajuda profissional.

Existem exercícios de fono para bebê?

Sim, apesar de serem exercícios diferentes das crianças com mais idade, é possível praticar exercícios de fono com o seu bebê desde cedo:

  • Converse e leia histórias enquanto brinca com o bebê, dessa forma, ele já começará a conhecer maiores repertórios e vocabulários, preparando-o para as próximas fases do desenvolvimento.
  • Estimule a criança a sempre repetir o nome dos objetos que ela aponta, assim, ela irá se familiarizar com os objetos e desejos que possui.
  • Dê preferência para brinquedos que emitam sons, dessa forma, a interação será maior e ela irá se adaptar com o som dos objetos ou animais.
  • Sempre que possível, facilite a interação do seu bebê com outros bebês, assim ele começará a se comunicar mais cedo e de maneira mais independente.

Seguindo todas essas dicas, temos certeza de que seu bebê irá evoluir e apresentar uma melhora visível no seu desenvolvimento.

Caso você já tenha tentado alguns dos exercícios acima e ainda não notou uma melhora significativa, entre em contato com a nossa equipe para agendar uma avaliação com um profissional altamente capacitado e preparado para trabalhar com crianças.