Sessões de psicologia infantil online são realmente eficazes para os pacientes?

Um questionamento comum dos responsáveis pelos nossos pacientes (crianças de 3,8 a 14 anos) é em relação a eficácia do tratamento psicológico realizado de forma 100% online e remota, através de um computador, tablet ou smartphone.

As relações sociais sofreram fortes transformações nos últimos anos, devido às diversas possibilidades de interações online,em detrimento ao presencial. Esse cenário possibilitou a abertura de um leque de opções, confirmando a possibilidade de continuação de diversas atividades de forma 100% online e remota.

O que os estudos científicos falam sobre a psicologia online?

O estudos1 realizado por Day e Schneider envolveu oitenta pacientes, formando 3 grupos, em terapia presencial, por vídeo e audioconferência. Os dois grupos que tiveram psicoterapia online foram os que mais pontuaram no quesito participação do paciente.

Os pacientes que foram atendidos de forma online se mostraram mais ativos, desinibidos, confiantes, espontâneos e, inclusive, tomaram a iniciativa de conversa por mais vezes.

Concluiu-se, portanto, que a distância física entre os pacientes e o psicólogo tenha contribuído positivamente para a desinibição dos pacientes e maior envolvimento na terapia.

Esses resultados podem ser equiparados ao público infantil, uma vez que as crianças possuem maiores chances de se sentirem acanhadas, com vergonha ou tímidas no processo da terapia.

Se até mesmo os adultos conseguiram se soltar mais e apresentar melhores resultados durante a terapia, com as crianças isso não seria diferente, principalmente com a nossa metodologia lúdica, divertida e interativa.

Psicologia online para crianças funciona?

Já em relação ao trabalho psicológico realizado com crianças, tivemos respostas positivas, de acordo com os registros dos nossos atendimentos e progressos apresentados pelas crianças nas sessões.

Vale ressaltar que o tratamento deve ser direcionado pelo profissional, de acordo com a avaliação previamente realizada com a criança e análise de histórico. O acompanhamento e apoio familiar e educacional pode contribuir ainda mais para o alcance de melhores resultados e progresso infantil.

Dessa forma, fica claro que o atendimento psicológico realizado com crianças é bem mais complexo e delicado de ser realizado, se comparado ao realizado com os adultos. Isso se deve à necessidade de maior interação, criação de cenários lúdicos, adição de histórias, brincadeiras e diversão para manter a interação da criança durante toda a sessão.

Onde fazer psicologia online com crianças?

A KidBrains, empresa que atende crianças de forma 100% online, desenvolveu uma metodologia única e pioneira para a realização de psicologia com crianças, de forma totalmente lúdica, interativa e divertida, com jogos e histórias, garantindo resultados satisfatórios.

Temos dezenas de pacientes crianças que se desenvolveram e tiveram suas questões emocionais e psicológicas corrigidas após as sessões de psicologia online, mesmo sem nunca antes terem tido contato com consultas de maneira presencial.

O método desenvolvido por nós é único, acessível e muito eficaz, possibilitando que milhares de famílias brasileiras garantam acesso aos tratamentos de qualidade para seus filhos, sem necessidade de saírem de casa.


 


1 Dia, SX e Schneider, PL (2002). Psicoterapia usando tecnologia à distância: uma comparação entre tratamento presencial, vídeo e áudio.