Melhores exercícios fonoaudiológicos para melhorar a fala e a dicção

Exercícios de fonoaudiologia para melhorar a dicção são necessários para todos aqueles que enfrentam problemas com a pronúncia dos sons, sofrem de ceceio, fala anasalada e outros distúrbios da fala. O desempenho regular de tais tarefas tornará a fala da criança mais clara e compreensível para os outros.

Você pode começar a treinar a dicção e trabalhar na introdução de sons em qualquer idade. Mas quanto mais cedo as sessões começarem, maiores serão as chances de sucesso. 

Por isso, nos casos em que a criança engole sílabas, substitui alguns sons por outros ou os distorce e fala indistintamente, é necessário procurar um especialista. Um fonoaudiólogo fará o diagnóstico, determinará se a fala da criança atende aos padrões da idade e traçará um plano de tratamento para corrigir as alterações.

As principais causas de fala embolada e erros de pronúncia são causadas por um aparelho articulatório subdesenvolvido. Músculos fracos, mobilidade prejudicada da língua e problemas com a respiração tornam a fala incoerente e incompreensível.

Para obter a pronúncia correta do som, você pode usar as seguintes técnicas:

  • ginástica articulatória - desenvolve o aparelho de fala, contribui para um trabalho bem coordenado;
  • exercícios respiratórios - aumentam a resistência das cordas vocais;
  • tabelas de dicionário - desenvolvem a atividade dos músculos da fala;
  • usando trava-línguas - ajuda a descobrir sons complexos.

Como conduzir treinos para melhorar a dicção?

Cada sessão de fono deve, necessariamente, incluir um aquecimento, ginástica articulatória, elementos respiratórios, entre outros. É melhor exercitar a criança diariamente, usando os diversos formatos de jogo para aumentar o interesse e cativar ainda mais a criança, tornando as sessões mais interessantes e dinâmicas.

A fonoaudiologia moderna classifica as características do desenvolvimento da fala das crianças por idade. Portanto, todos os sons básicos devem ser adquiridos pelas crianças até os 4 ou 5 anos de idade. 

Já aos 6 anos de idade, o som da letra R já deve ser natural. Exercícios para melhorar a dicção permitirão que a criança alcance o desenvolvimento dos colegas, evitando assim,  o agravamento de problemas de fala ou bullying.

Nossos especialistas dedicam atenção especial e individual ao trabalho de desenvolvimento da fala. Para saber quais exercícios eles recomendam para melhorar a dicção do seu filho, agende uma sessão experimental gratuita!