Fonoaudiólogo para criança de 8 anos, é necessário?
Fonoaudiólogo resolve os problemas que não apenas ligados com correção da pronúncia dos sons? Muitos estudantes da escola primária não sabem pronunciar todos os sons. Mas correção da pronúncia dos sons não é único problema que o fonoaudiólogo resolve. Oito anos é a idade que a criança precisa aprender falar gramaticalmente correto e logicamente coesa em geral.
Contaremos quais os problemas que o fonoaudiólogo resolve com crianças 8 anos de idade.
Dificuldade com pronuncias
Problema de fala mais frequentada em crianças na escola primária a pronúncia mal desenvolvida. Eles sabem pronunciar todos os sons, mas a fala ainda é arrastada, sem muita clareza e crianças "balbuciam" com frequência e "engolem" as palavras (especialmente as terminações das palavras). O fonoaudiólogo ajudará se livrar desse "mingau na boca" e estabelecerá ritmo calmo de fala. Para o especialista conseguir compor corretamente o programa de correção, a criança precisa passar pelo diagnóstico de fala (vocês podem inscrevê-la para o diagnóstico com o fonoaudiólogo online, clicando neste link).
Erros na linguagem escrita
Aos 8 anos as crianças estudam na escola primária e aprendem a linguagem escrita. Se a criança não tem todos os 3 níveis de fala formados (fonético, léxico e gramático), ou seja, o aluno vai cometer muitos erros na escrita, substituir letras por outras parecidas na fala, usar partes das palavras erradas, conjugar verbos de maneira errada e troca palavras.
Muitos pais acham que dificuldades na escrita podem corrigidas pelo professor escolar, mas isso não é assim. Se a criança ainda não tem um nível de linguagem escrita, a criança precisa de aulas com o fonoaudiólogo. 8 anos não é tarde demais. Falhas na linguagem escrita retarda o processo de aprendizagem e o desenvolvimento psíquico também.
Linguagem sem clareza ou sem sentido
Na idade de 8 anos as crianças já sabem demais sobre o mundo ao redor, mas ainda não sabem falar com coerência. Muitas vezes na hora da conversa as crianças começam se precipitar, falar mais rápido ou ao contrário falar mais devagar, para encontrar as palavras certas. Em ambos os casos, as crianças começam a parar ou gaguejar. As vezes no processo de contar sobre um acontecimento eles saltam de instante completamente diferente, para outro.
Afinal, na linguagem oral aparecem erros graves e a narrativa se torna confusa
Isso pode causar problemas na conversa com adultos e com outras crianças, e, pode atrasar processo de aprendizagem, porque as crianças com estes transtornos de fala, muitas vezes não sabem responder à pergunta do professor com clareza. Corrigir este transtorno é papel do fonoaudiólogo, o qual através de aulas online, que para este proposito são formuladas para fazer fala da criança ficar mais clara. Algumas falhas são normais para estudantes mais jovens. Alguns usos imprecisos das preposições, conjugações e uso de palavras difíceis no caso errado etc. Existem muitas sutilezas, consequentemente se vocês têm mais perguntas, pode inscrever criança para um diagnóstico online grátis, a partir deste link.
Nem todos os problemas podem ser resolvidos com o crescimento ou com ajuda dos pais e professores escolares. Se criança de 8 anos fala sem clareza, "engolindo" as palavras, comete os mesmos erros, fala muito rápido e representa seus pensamentos sem clareza, estes são motivos suficientes para procurar o fonoaudiólogo. O especialista encontrará a razão do transtorno e vai fazer um planejamento individual de correção. Não ignore os erros na fala, atrás deles pode se esconder as razões do desempenho escolar baixo e das dificuldades de socialização na turma escolares.