A psicopedagogia serve para identificar as dificuldades de aprendizado do paciente e potencializar a evolução do mesmo, com direcionamentos sobre o melhor modelo de ensino e recomendação das principais ferramentas para ajudar no processo dos estudos.
Esse acompanhamento é indicado para aqueles que possuem qualquer dificuldade na aprendizagem, incluindo a dificuldade em leitura e escrita, ou aqueles que são considerados autodidatas e precisam de acompanhamento para continuarem evoluindo cada vez mais.
Avaliação psicopedagógica de 0 a 6 anos
Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento ou acompanhamento com os profissionais da psicopedagogia, é necessário passar por uma avaliação psicopedagógica.
Nos casos em que os pacientes são crianças de 0 a 6 anos de idade, é necessário que estejam acompanhadas por seus pais ou responsáveis, pois os adultos também participarão da entrevista para fornecer maiores detalhes sobre o desenvolvimento das crianças que buscam pelo atendimento.
Após a realização da avaliação, o profissional terá capacidade de avaliar a necessidade ou não do paciente ser acompanhado para desenvolver ou potencializar suas habilidades relacionadas aos estudos e desenvolvimento profissional.
Crianças de 0 a 6 anos de idade podem apresentar dificuldade em escrita e leitura e, nesses casos, geralmente necessitam de um direcionamento sobre a metodologia de estudos utilizada e ferramentas que poderão ajudar nesse processo de desenvolvimento.
A psicopedagogia pode ajudar crianças com dificuldade em leitura e escrita?
Por ser a área que cuida do processo de aprendizagem, a psicopedagogia pode sim ajudar crianças que possuem algum grau de dificuldade em leitura e escrita.
Antes de qualquer acompanhamento profissional, será realizada uma avaliação na qual o profissional poderá identificar ou não a presença da dificuldade e ainda, traçar um planejamento de acompanhamento para o correto desenvolvimento dessa criança.
Em alguns casos, recomenda-se a consulta com outros profissionais, como por exemplo: fonoaudiólogos, para identificar se a dificuldade no desenvolvimento estende-se à fala e comunicação.