Poucos sabem, mas a fonoaudiologia infantil vai muito além do que somente ensinar ou consertar a fala das crianças. Atualmente, o profissional dessa área é responsável pelos cuidados da audição, da articulação da fala e voz, da linguagem oral e também da leitura e escrita.
Ou seja, cada vez mais esse profissional precisará se manter atento e atualizado para poder atender diversas necessidades de seus pacientes e possibilitar que a sua evolução e desenvolvimento da comunicação seja cada vez mais leve e fluida.
Quando existe a indicação para o paciente realizar sessões de fonoterapia, existirá um diagnóstico prévio elaborado após uma avaliação inicial com o profissional para poder identificar possíveis dificuldades de comunicação e orientar para o melhor tratamento.
O que é fono?
A fonoaudiologia, ou simplesmente fono, é uma área da saúde que se dedica ao estudo, prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios da comunicação humana. Isso inclui problemas relacionados à fala, à audição, à linguagem e à voz.
O profissional responsável por essa área é o fonoaudiólogo ou fonoaudióloga, que possui formação em curso de graduação em Fonoaudiologia, com duração média de 4 a 5 anos.
O trabalho do fonoaudiólogo é bastante diversificado e pode envolver desde a avaliação e diagnóstico de distúrbios de comunicação em crianças e adultos até a reabilitação da fala e da audição, passando pela orientação a pais e cuidadores de pessoas com necessidades especiais e pela atuação em empresas, escolas e hospitais, por exemplo.
Dentre as áreas de atuação da fonoaudiologia, destacam-se a linguagem, a fluência, a voz, a motricidade oral, a audição e a saúde coletiva. Cada uma dessas áreas envolve diferentes tipos de distúrbios e demanda técnicas específicas de avaliação e tratamento.
Se você está em busca de ajuda profissional para melhorar o desenvolvimento da fala, linguagem e comunicação do seu filho, entre em contato com a KidBrains e ganhe a primeira sessão de avaliação fonoaudióloga!