Motivos para procurar um fono

Motivos para procurar um fonoaudiólogo infantil no Brasil leia no site KidBrains

5 motivos para procurar um fono

As crianças começam a pronunciar sons individuais e até a repetir sílabas por volta de 3 ou 4 meses de idade. As primeiras palavras devem aparecer por volta de um ano de idade. Normalmente, o desenvolvimento da fala deve ser consistente e adequado à idade, mas, às vezes, esse processo ocorre com alguns erros ou certa dificuldade, que um especialista pode ajudar a eliminar. Quais são as principais razões para visitar um fonoaudiólogo?

Quando seu filho começar a ficar para trás em comparação com os colegas

  1. se até um ano de idade ainda não balbuciar (gu gu, da da), repetir sílabas (ma-ma, ta-ta, de-de);
  2. se aos 2 anos de idade o vocabulário da criança inclui menos de 10 palavras ou o bebê ainda não fala nada;
  3. se aos 3 anos de idade, a criança não usa frases simples, substitui alguns sons por outros ou fala “sua própria” língua;
  4. se aos 4 anos de idade a fala é arrastada ou com omissões de alguns sons;
  5. se entre 5 a 6 anos de idade a criança  pronuncia certos sons incorretamente ou os suaviza (Chocoate = Chocolate | Biciqueta = Bicicleta), ceceios.
     

Quando começar a procurar um fonoaudiólogo para crianças maiores? 

Em primeiro lugar, na preparação para a escola. Se uma criança com idade pré-escolar tem dificuldade em memorizar poemas curtos, não consegue recontar um texto curto, responde a perguntas em monossílabas, é um sinal de alerta.

No ensino fundamental, vale a pena entrar em contato com um especialista caso o aluno tenha problemas de escrita e leitura. 

O problema pode estar relacionado à disgrafia, dislexia e outros transtornos.

Em qualquer idade pode procurar a orientação de um profissional da fono. A ajuda de um fonoaudiólogo infantil será necessária se os pais ou responsáveis notarem gagueira, repetição dos primeiros sons e sílabas nas falas das crianças.

Se não houver alterações no desenvolvimento da fala, mas você tenha notado uma regressão repentina no desenvolvimento, é necessária uma consulta. O especialista ajudará a entender o surgimento dessa alteração e orientará quanto à correção do problema.

Quando procurar fono para crianças?

O fonoaudiólogo não elimina apenas os distúrbios da fala, mas também determina  a causa das dificuldades ou atrasos. Para isso, ele realiza exames, estuda o prontuário do paciente e, inclusive, pode recomendar o acompanhamento de um neurologista.

As próximas etapas serão trabalhar na correção da pronúncia do som, na formação de processos fonológicos e muito mais.

Primeiramente, você deve  visitar preventivamente um especialista, mesmo na ausência de sintomas alarmantes, quando a criança tiver entre 3 a 4 anos. O fonoaudiólogo é o profissional que determinará se o desenvolvimento da fala do bebê é apropriado para a idade dele, dará recomendações sobre a exercícios para realizar em casa e recomendará tratamentos, se for o caso.

Se a criança apresentar algum problema de fala, você não deve esperar que ela os "supere" sozinha. Recomendamos que você agende uma consulta com um profissional o mais rápido possível para corrigir as alterações, ajudar o bebê a falar de forma mais clara e expressiva.

Você pode entrar em contato com um fonoaudiólogo online, para isso, preencha o formulário em nosso site que entraremos em contato com você!