Como ensinar meu filho a falar a letra "R" (vibrante)
A omissão do som do “R” ou sua pronúncia incorreta na fala das crianças é um dos problemas mais comuns que são abordados por um fonoaudiólogo. Ocorre tanto em crianças quanto em adultos.
Na fala das crianças, esse som é formado por último e, às vezes, a criança precisa da ajuda de um adulto nesse processo. Uma variedade de exercícios de fonoaudiologia ajudará a melhorar a pronúncia do "R".
O "R" refere-se ao grupo sonoro, assim como o "L". Na maioria das vezes, os fonoaudiólogos dedicam-se à sua pronúncia a partir dos 5 anos de idade, quando os sons principais já estão bem consolidados na fala da criança. Quaisquer alterações na pronúncia de uma letra difícil antes dessa idade são consideradas normais.
Dificuldades com a pronúncia do som ocorrem porque é necessário que a criança tenha um aparelho articulatório desenvolvido para pronunciá-lo. As alterações na fala associadas à letra "R" no passado eram chamadas de rebarbas e na fonoaudiologia e defectologia modernas - rotacismo. Esses defeitos podem estar associados a má oclusão e respiração da fala, frênulo curto ou audição fonêmica não desenvolvida.
Quais exercícios para pronunciar corretamente a letra "R"?
Identificar a causa do rotacismo e traçar um plano de terapia para desenvolver uma pronúncia complexa e correta é tarefa do profissional da fono. Seja em uma sala de sessão com um especialista, ou em casa, você pode praticar exercícios de fala com a letra "R" de forma lúdica.
Para tornar o processo mais divertido, é melhor fazer sessões curtas, organizá-las apenas quando a criança estiver bem-humorada e saudável.
Algumas ginásticas de articulação que ajudará a filho pronunciar a letra R
- Cavalo - a criança precisa estalar a língua no céu da boca, como se os cascos de um cavalo estivessem batendo.
- Cuco - a criança precisa abrir bem a boca, esticar a ponta da língua e alcançar o lábio superior, para depois escondê-lo atrás dos dentes superiores.
- Martelo - o bebê precisa sorrir o mais amplamente possível e, em seguida, bater na base dos dentes com a ponta da língua.
Um fonoaudiólogo pode orientar a criança e seus pais sobre exercícios para desenvolver a respiração pela fala, por exemplo, soprar velas ou fazer bolhas de sabão.
Assim que um som complexo aparecer na fala da criança, será necessário iniciar o trabalho de automatização. Para isso, é necessário repetir a letra “R” o mais rápido possível, sílabas com a letra R e praticar trava-línguas.
Nossos especialistas estão sempre prontos para compartilhar as técnicas de introdução de sons complexos. Marque uma consulta com nossos especialistas para saber em detalhes quais outros exercícios fonoaudiológicos para a letra “R” ajudarão a corrigir o problema da pronúncia!