Separamos alguns dos melhores exercícios para o treino de dicção para crianças:
- Exercícios de respiração: Ensinar a criança a respirar adequadamente é fundamental para o desenvolvimento de uma boa dicção. Incentive a criança a fazer exercícios de respiração profunda, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.
- Repetição de sílabas: O principal objetivo deste exercício é trabalhar a articulação das sílabas. Portanto, sempre incentive a criança a repetir sílabas como "ba, be, bi, bo, bu" e "ta, te, ti, to, tu".
- Leitura em voz alta: Ler em voz alta ajuda a criança a praticar a pronúncia correta das palavras. Incentive a leitura de histórias e poesias, além de textos mais complexos à medida que a criança progride. Se a criança ainda não souber ler, é interessante pedir para ela repetir as histórias que você contará à ela, assim a prática já começa o quanto antes.
- Exercícios de articulação: Esses exercícios envolvem a prática de movimentos precisos da boca e dos lábios. Por exemplo, a criança pode praticar a pronúncia das letras "p" e "b", fazendo movimentos com os lábios que criam uma pequena explosão de ar.
- Canto: O canto ajuda a trabalhar a respiração, a pronúncia e a entonação. Incentive a criança a cantar canções infantis e músicas populares.
- Jogo de palavras: Esse jogo envolve a criação de palavras que rimam. Incentive a criança a criar palavras que rimam com outras, trabalhando a pronúncia e a capacidade de criar palavras.
Ao praticar esses exercícios regularmente, as crianças podem melhorar sua dicção e sua capacidade de se comunicar com clareza. É importante incentivar a prática, a consistência e a paciência ao longo do processo.
Como funciona o desenvolvimento da linguagem infantil?
O desenvolvimento da linguagem infantil pode ser considerado um processo complexo, que envolve diversas etapas e habilidades. As crianças começam a se comunicar desde cedo, através de gestos, olhares, vocalizações e balbucios.
Com o tempo, as crianças vão adquirindo novas habilidades linguísticas até se tornarem capazes de se expressar por palavras com clareza e complexidade.
O desenvolvimento da linguagem infantil pode ser dividido em três principais etapas: a pré-linguística, a linguística inicial e a linguística avançada.
Na pré-linguística, que ocorre nos primeiros meses de vida, a criança basicamente se comunica através de gestos, expressões faciais, olhares e vocalizações. Ela é capaz de distinguir a fala de diferentes pessoas, mas ainda não compreende o significado das palavras.
Na linguística inicial, que normalmente ocorre entre os 8 e 18 meses de idade, a criança começa a produzir sons e balbucios que se assemelham às palavras. Ela é capaz de reconhecer e compreender palavras simples, como "mamãe" e "papai", e associá-las a objetos e pessoas específicas.
Já na fase da linguística avançada, que geralmente ocorre entre os 18 e 36 meses de idade, a criança começa a adquirir habilidades mais complexas, como a formação de frases e a compreensão de conceitos abstratos. Ela é capaz de se comunicar com frases simples e de compreender conversas mais elaboradas.
Durante todo o processo de desenvolvimento da linguagem infantil, é importante que os pais, responsáveis e cuidadores estimulem e apoiem a criança, através de brincadeiras, leituras e conversas. Além disso, é importante buscar ajuda profissional caso haja preocupações com o desenvolvimento da linguagem, como dislexia ou dificuldades de comunicação.
Quantos tipos de dislexia existe?
Atualmente, os profissionais da área da saúde consideram 3 tipos de dislexis:
1. Dislexia visual
Nesse tipo de dislexia, o indivíduo possui dificuldade em visualizar corretamente as palavras e reconhecer o lado correto das letras e números, o chamado espelhamento.
Como geralmente não consegue interpretar corretamente boa parte do que lê, ele também pode ler e interpretar de maneira equivocada.
2. Dislexia auditiva
Na dislexia auditiva, a pessoa não consegue perceber sons, o que afeta diretamente a compreensão do que ele ouve. Como consequência, essa dificuldade acaba atrapalhando a reprodução das palavras e dos sons.
3. Dislexia mista
Dislexia mista envolve principalmente a dificuldade visual e a dificuldade auditiva, simultaneamente. Além de não conseguir visualizar adequadamente as palavras, o paciente também não consegue compreender e nem interpretar corretamente os sons daquela palavra.