Por volta dos 12 meses de idade é comum que os bebês comecem a balbuciar sons como “mama” e “papa” e nessa fase, é essencial que os pais ou responsáveis estimulem a fala da criança, por meio de conversas, leituras ou até mesmo ir nomeando os objetos para a criança ter mais familiaridade.
A partir dos 15 meses, o bebê já começa a pronunciar onomatopeias preferidas, como: “vrum vrum” ou “miau”. Palavras mais curtas também serão utilizadas, como: fim, mais, não, sim.
Aos 2 anos de idade a criança já começa identificar os objetos quando perguntamos para ela, consegue pronunciar duas palavras juntas, por exemplo “mais comida” e já consegue dizer “eu”.
Esses são os principais marcos do desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança de 0 a 2 anos de idade.
Como estimular o desenvolvimento da fala?
Se seu filho está dentro da faixa etária de 0 a 2 anos e ainda não passou por essas fases de desenvolvimento, é recomendado que haja o estímulo da fala e da linguagem por meio de conversas e interações com ele.
O desenvolvimento da fala de 0 a 2 anos é individual e pode variar de caso a caso, por isso os pais e responsáveis devem sempre estar atentos.
Caso seu filho tenha se desenvolvido, mas a evolução tenha estagnado em algum momento ou você tenha percebido uma certa dificuldade do seu filho pronunciar determinados sons, é recomendado tomar outras providências.
Em casos onde o resultado do estímulo para a evolução da fala não for muito positivo, ou houver dificuldade excessiva para o desenvolvimento, é recomendado procurar ajuda com especialistas da fala e da linguagem para uma avaliação.
O profissional mais indicado é o fonoaudiólogo. Ele é capacitado para avaliar anormalidades ou dificuldades no desenvolvimento da linguagem e da fala e recomendar o tratamento mais indicado.
A KidBrains é uma plataforma online com os melhores fonoaudiólogos, totalmente capacitados, experientes e prontos para atender o seu filho da melhor maneira possível. As sessões acontecem de maneira online e não tem nenhum prejuízo em relação às sessões presenciais, pois nesses tratamentos não há necessidade de qualquer contato físico.
Você poderá escolher o melhor horário para acompanhar seu filho em suas sessões, poderá conversar com o profissional e tirar todas as suas dúvidas no decorrer do tratamento. Os valores são acessíveis e você ainda economiza com transporte e deslocamento.
Entre em contato conosco e agende a avaliação gratuita. Temos certeza que você se surpreenderá com o tratamento humanizado e pensado no melhor bem-estar e conforto para o seu filho.