Aulas para começar a falar
Confira quais normativos de fala devem ser executados e confira que você não deixe passar as 5 etapas cruciais. Início da fala em 2 anos em crianças, em cerca de 2 anos as crianças devem saber acerca de 300 palavras e devem falar frases simples. Se a criança entender a linguagem, pode apontar objetos nomeados, entender os comandos etc. Mas ao mesmo tempo não consegue falar, consultas de fala, podem ajudar a criança a falar em 2 anos com fonoaudiólogo.
Contamos sobre 5 etapas principais deste processo.
Automatismo linguístico em falar "sim" e "não"
Primeiro desde o início o treino de fala de automatismo em respostas "sim" e "não". Para isso o fonoaudiólogo envolve a criança em jogo de movimento, com a bolas, saltos etc. O objetivo do especialista é fazer perguntas, nas quais criança possa responder "sim" ou "não"! Se criança não responder, o fonoaudiólogo responde emocionalmente desta pergunta e estimula a criança a repetir a resposta.
A onomatopeia
Mais um jeito fazer com que crianças silenciosas falem. Imitar os sons de animais. O fonoaudiólogo pega um brinquedo do animal favorito da criança e reconstrói o ambiente onde mora este animal, por exemplo, o especialista desenha uma floresta na folha do papel. Depois o fonoaudiólogo dá o brinquedo para a criança e deixe que ela brinque, motivando-a enquanto falar uau-uau, miau-miau.
Estudo dos verbos
Depois da aprendizagem dos sons simples, o fonoaudiólogo segue com o estudo dos verbos. O princípio fundamental do estudo dos verbos e outras partes complexas da fala, ou seja, passar das coisas simples para as coisas complexas. É preciso iniciar dos verbos mais fáceis de pronunciar. Nesta etapa o fonoaudiólogo usa jogos, que motivam a criança pronunciar estas palavras. Por exemplo, o especialista pode oferecer a criança trocar os brinquedos.
O estudo dos substantivos
Depois de aprender os verbos o fonoaudiólogo segue no estudo dos substantivos. O princípio é mesmo, do simples para o complexo. Nesta etapa o fonoaudiólogo usa jogos, que motivam a criança a dizer algumas palavras. As palavras mais fáceis são: boneca, gato, urso etc. Normalmente o fonoaudiólogo motiva a criança dizer todas as palavras estudadas.
— Me dê a boneca!
— Ela está aqui
— Isso é um urso?
— Não
Quando criança aprende a forma básica dos substantivos o fonoaudiólogo adiciona preposições e artigos.
Estudo dos adjetivos
Depois de aprender os substantivos o fonoaudiólogo segue no estudo de adjetivos. Os adjetivos de mais fácil aprendizado são "grande" e "pequeno". Antes desta etapa a criança já sabe alguns substantivos e normalmente responde às perguntas do fonoaudiólogo com facilidade:
— Qual o tamanho desse bolo?
— Grande
— E qual o tamanho desse carro?
— Pequeno
Ao iniciar a fala a partir de 2 anos, quando a criança começa usar verbos, substantivos e adjetivos, é considerado como sucesso. Mas se criança de 2 anos não reage ao discurso direto dele, todas estas aulas e exercícios vão ser inúteis, porque neste caso há grande probabilidade da criança ter problemas no ouvido ou transtornos do sistema nervoso central. A propósito, se criança já tem 4 anos, vocês podem inscrever ela para um diagnóstico Kidbrains online e grátis. Neste link.