Como corrigir disgrafia em estudantes?
Se no caderno da sua criança não há muito para olhar sem lágrimas, embora criança tenha notas altas em matérias escolares orais? Tem grande possibilidade que sua criança sofra de disgrafia. Horas gastas fazendo lição de casa não vão ajudar. Seu filho precisa de ajuda especializada para disgrafia para estudantes, aplicada em fonoaudiologia. Vamos considerar, como realizada correção da disgrafia em estudantes pelos fonoaudiólogos, e vamos considerar como possível lidar com este problema sozinho.
Quando correção da disgrafia em estudantes é necessária?
Não só crianças com disgrafias podem ter problemas com linguagem escrita, também crianças com atraso no desenvolvimento psicomotor, crianças disortográficas e crianças com outros dificuldades na fala podem ter estes problemas.
Quais sintomas podem indicar que tratamento da disgrafia em estudantes é necessário?
Sintoma principal é caráter dos erros, que criança faz.
Ao contrário das crianças disortográficas, cujas escrevem errado porque não notam as regras de escrita não conseguem aplicar regras gramaticais, crianças digráficas fazem erros até nas palavras, onde não devem causar nenhumas dificuldades: faltam as letras, confundem as lugares das letras, colocam letras desnecessárias confundem letras parecidas na escrita, deixam de escrever algumas letras escrevem letras erradas, erram ao colocar espaços em locais que não devem e deixam de coloca-los onde deveriam.
Diagnóstico para prevenção da disgrafia
Crianças que cometem estes ou erros simulares com frequência precisam de correção fonoaudiológico de disgrafia em estudantes de escola primária. Frequentemente este transtorno anda juntos com dislexia. No entanto crianças com este transtorno não têm dificuldades com inteligência e capacidade de aprendizagem. Se vocês notam que seu filho tem estes sinais, faça este exame de fonoaudiólogo, para remover as dúvidas e verificar a necessidade de marcar consultas com o fonoaudiólogo para tratamento da disgrafia.
Métodos de correção da disgrafia em estudantes mais jovens
Para correção da disgrafia em estudantes, na fonoaudiologia se aplica alguns métodos, cujos fonoaudiólogo escolhem dependendo de tipo de transtorno de disgrafia
- Modelo de palavra: Aluno recebe imagem do objeto com esquema da palavra e deve soletrar e escrever esta palavra
- Método do Ebigaus: Criança deve inserir letras faltantes em palavras, depois escrever palavras completas.
- Buscar as letras pelos sons e acentuação: Em um texto, escolha os itens e imagens, em cujos nomes tem aquele som.
- Análise pelos sons e letras: O estudante nomeia o item que tem na imagem, escreve o nome e faz a análise separa em sílabas, calcula as letras, marca consoantes e vogais, silabas tônicas e letras mudas e marca a ênfase.
- Correção dos erros: O Aluno deve corrigir erros presentes nas palavras e escrever as palavras corretamente.
Prevenção da disgrafia deve ser feito durante a infância, porque este transtorno é ligado com desenvolvimento de algumas partes do cérebro com defeito, a prevenção deve ser iniciada durante o período de gestação. A futura mãe deve se alimentar de forma saudável, evitar os maus hábitos, infecção, traumas, estresses e toma remédios. É preciso minimizar o risco de traumas no trabalho de parto e infecção do recém-nascido, diagnosticar na hora certa e curar lesões no sistema nervoso central.
Também para prevenção da disgrafia em pré-escolares é preciso dar muito tempo para desenvolvimento de fala, o desenvolvimento da memória, da capacidade da motora grande e pequena. Se há problemas com as pronúncias ou com o vocabulário, é necessário procurar o fonoaudiólogo.
A prevenção da disgrafia em estudantes mais jovens sem ajuda de um especialista é quase impossível. Para obter sucesso é preciso ter conhecimentos específicos e trabalhar muito com a criança de acordo com programa correto. O fonoaudiólogo vai lidar com o problema melhor e mais rápido. As sessões são realizadas em nossa própria plataforma KidBrains.
Você pode se inscrever para um diagnostico gratuito ao no link.