Como acontece o início da fala de crianças de 3 anos?
Crianças de 3 anos com desenvolvimento da fala normal sabem até 800 palavras e falam frases fáceis. Se criança tem 3 anos é não fala, isso é bom motivo para procurar o fonoaudiólogo, neurologista ou otorrinolaringologista. Se o médico não encontrar o motivo do atraso de desenvolvimento psicomotor, problemas no ouvido, órgãos da articulação ou transtornos graves no sistema neurológico, o fonoaudiólogo pode realizar o treino de fala para crianças de 3 anos.
Contaremos sobre as metodologias mais populares.
Automatização das palavras "sim" e "não"
Os fonoaudiólogos normalmente começam o início da fala em criança de 3 anos até automatização das palavras "sim" e "não". Isso está ligado com que crianças normalmente começam a falar quando sentem emoções fortes, por exemplo na hora do jogo de movimentos. Para isso usa-se os seguintes jogos: jogar bola no cesto, derrubar os pinos etc. Depois de cada jogada ou outra ação o fonoaudiólogo pergunta por exemplo "chegou?" e com isso motiva a criança falar "sim" ou "não".
O gesto de som
Se no trabalho com crianças de 2 anos, os fonoaudiólogos usam onomatopeia de animais, o início da fala caracterizada com onomatopeia de algumas ações. Por exemplo "Voum!"-alguém caiu, "toc-toc-toc" quando alguém bate à porta, "vroom-vroom" som do carto etc. Sentido a melodia no conjunto de sons, movimentos dos olhos e das mãos. Também é importante escolher ações e objetos que criança gosta. Por exemplo, se criança é envolvida com carros, criança pode movimentar um pequeno carro pela pista em uma folha de papel, pronunciando "vroom-vroom".
Lançamento de verbos
Sem verbos impossível completar uma frase, e o início da fala em crianças não falantes aos 3 anos sempre inclui aprendizagem desta parte da fala. O fonoaudiólogo começa o ensino dos verbos pelos mais fáceis e mais comuns. Uma outra maneira é passar objetos para criança pronunciando as palavras aprendidas. Se as regras de jogo forem interessantes, a criança vai começar a falar logo.
Ensino de substantivos
No ensino dos substantivos, os fonoaudiólogos também realizam de forma lúdica. Por exemplo, dê para a criança seus brinquedos favoritos e pergunte "quem é ele?" ou "o que é isso". Quando criança começar a lidar com isso, o fonoaudiólogo irá motivá-la a usar outras palavras, que tem no vocabulário dela: "dê", "sim" e "não". E quando criança se adaptar com essas palavras o fonoaudiólogo a motivará a falar outras formas "isso é mão", " dê a mão", "o que tem na mão?".
Ensino de adjetivos
Com o ensino de adjetivos o fonoaudiólogo também usa princípio "do simples para o complexo". Normalmente o início da fala começa na aprendizagem dos adjetivos "grande" e "pequeno". Para isso o fonoaudiólogo escolhe os mesmos brinquedos, mas de tamanho diferente e oferece para a criança mostrar os objetos de tamanho diferente. Quando criança começa lidar com isso o fonoaudiólogo motiva a responder as perguntas "qual é o carro?" "qual é a bola?".
Se criança de 3 anos ainda não começar a falar, inscreva a para consulta com o fonoaudiólogo, para saber exatamente a condição. Se criança já tem 4 anos, vocês podem inscrever a para consulta online gratuita em Kidbrains, seguindo este link.
Não comesse a ensinar sua criança a falar sem consultar, algumas doenças em que o uso estes jogos podem ser inúteis.