Exercícios fonoaudiologia infantil

Conheça os melhores exercícios de fonoaudiologia infantil

A fala para uma criança é a principal forma de socialização. Mesmo um pequeno problema, como uma leve gagueira, pode interferir na comunicação e no estudo, causando dificuldade no desenvolvimento dela.

Seguir um tratamento com um fonoaudiólogo a ajudará a lidar com os distúrbios da fala. Mas, além das sessões com um especialista, você também poderá realizar exercícios de fono infantil em sua casa.

Uma variedade de exercícios de fala permitirá que a criança comece a falar de forma clara e correta, além de pronunciar os sons que faltam e melhorar a memória. Essas tarefas são necessárias:

  • Se aos 4 anos de idade a criança não apresenta todas as sílabas em suas falas;
  • Se aos 5 anos de idade a criança ainda não domina os sons de "L" e "R";
  • Se a partir dos 6 anos de idade a criança tem dificuldade para memorizar textos curtos e poemas, recontar, escrever e não conseguir responder perguntas com ricos detalhes;
  • A qualquer idade se a fala é confusa, arrastada ou há confusão com números e gênero;

Quando houver gagueira, som anasalado e outras dificuldades observadas.

Os exercícios de fono para crianças são eficazes para desenvolvimentos complexos de fala. Eles podem ser usados para evitar alterações e elaborar sons complexos. Essas tarefas são simples e também irão melhorar a desenvoltura e aumentar o vocabulário da criança.

Os principais tipos de exercícios fonoaudiológicos

Os fonoaudiólogos usam vários exercícios de fala para crianças com o objetivo de melhorar a fala, eliminando pequenas dificuldades. Eles também podem ser praticados em casa.

A ginástica articulatória é especialmente eficaz no combate a distúrbios. Ajuda a pronunciar os sons de forma clara e distinta. Tais exercícios incluem as ações de mandar beijo para as pessoas, tentar alcançar a ponta do nariz, bochecha e queixo com a língua e etc.

Crianças de qualquer idade serão beneficiadas com exercícios de habilidades motoras finas - eles estimulam a parte do cérebro responsável pela fala. Isso inclui trabalhar com argila e miçangas.

A ginástica com os dedos também dá excelentes resultados no desenvolvimento da fala, trata-se de uma mini-encenação de contos de fadas ou histórias com o auxílio dos dedos.

Para o desenvolvimento da consciência fonológica, os jogos fonoaudiológicos com sons são recomendados. Por exemplo, uma mãe pode pensar em um som e a criança pode nomear objetos que começam com ele. Você também pode usar exercícios respiratórios - eles tornam a fala mais alta, clara e expressiva.

Quer saber mais informações sobre como corrigir certos defeitos de fala do seu filho? Agende agora mesmo uma consulta com os especialistas no site! Nossas fonoaudiólogas online certamente irão compartilhar com você e seu filho os exercícios de fonoaudiologia infantil, práticos e fáceis de realizar em casa.