Estimulação da fala aos 2 anos

Confira quais marcos de desenvolvimento da fala existem e veja se você não deixou passar 5 etapas cruciais.

Aulas para começar a falar

Confira quais normativos de fala devem ser executados e confira que você não deixe passar as 5 etapas cruciais. Início da fala em 2 anos em crianças, em cerca de 2 anos as crianças devem saber acerca de 300 palavras e devem falar frases simples. Se a criança entender a linguagem, pode apontar objetos nomeados, entender os comandos etc. Mas ao mesmo tempo não consegue falar, consultas de fala, podem ajudar a criança a falar em 2 anos com fonoaudiólogo.

Contamos sobre 5 etapas principais deste processo.

Automatismo linguístico em falar "sim" e "não"

Primeiro desde o início o treino de fala de automatismo em respostas "sim" e "não". Para isso o fonoaudiólogo envolve a criança em jogo de movimento, com a bolas, saltos etc. O objetivo do especialista é fazer perguntas, nas quais criança possa responder "sim" ou "não"! Se criança não responder, o fonoaudiólogo responde emocionalmente desta pergunta e estimula a criança a repetir a resposta.

A onomatopeia

Mais um jeito fazer com que crianças silenciosas falem. Imitar os sons de animais. O fonoaudiólogo pega um brinquedo do animal favorito da criança e reconstrói o ambiente onde mora este animal, por exemplo, o especialista desenha uma floresta na folha do papel. Depois o fonoaudiólogo dá o brinquedo para a criança e deixe que ela brinque, motivando-a enquanto falar uau-uau, miau-miau.

Estudo dos verbos

Depois da aprendizagem dos sons simples, o fonoaudiólogo segue com o estudo dos verbos. O princípio fundamental do estudo dos verbos e outras partes complexas da fala, ou seja, passar das coisas simples para as coisas complexas. É preciso iniciar dos verbos mais fáceis de pronunciar. Nesta etapa o fonoaudiólogo usa jogos, que motivam a criança pronunciar estas palavras. Por exemplo, o especialista pode oferecer a criança trocar os brinquedos.

O estudo dos substantivos

Depois de aprender os verbos o fonoaudiólogo segue no estudo dos substantivos. O princípio é mesmo, do simples para o complexo. Nesta etapa o fonoaudiólogo usa jogos, que motivam a criança a dizer algumas palavras. As palavras mais fáceis são: boneca, gato, urso etc. Normalmente o fonoaudiólogo motiva a criança dizer todas as palavras estudadas.

 — Me dê a boneca!

 — Ela está aqui

 — Isso é um urso? 

 — Não

Quando criança aprende a forma básica dos substantivos o fonoaudiólogo adiciona preposições e artigos.

Estudo dos adjetivos

Depois de aprender os substantivos o fonoaudiólogo segue no estudo de adjetivos. Os adjetivos de mais fácil aprendizado são "grande" e "pequeno". Antes desta etapa a criança já sabe alguns substantivos e normalmente responde às perguntas do fonoaudiólogo com facilidade:

 — Qual o tamanho desse bolo?

 — Grande

 — E qual o tamanho desse carro?

 — Pequeno

Ao iniciar a fala a partir de 2 anos, quando a criança começa usar verbos, substantivos e adjetivos, é considerado como sucesso. Mas se criança de 2 anos não reage ao discurso direto dele, todas estas aulas e exercícios vão ser inúteis, porque neste caso há grande probabilidade da criança ter problemas no ouvido ou transtornos do sistema nervoso central. A propósito, se criança já tem 4 anos, vocês podem inscrever ela para um diagnóstico Kidbrains online e grátis. Neste link.