Dislexia: como resolver?

A avaliação de dislexia é composta por oito etapas e tem por objetivo analisar se o paciente possui ou não um diagnóstico de dislexia após a realização da avaliação elaborada por um profissional capacitado.

Entre as etapas, existe a avaliação fonoaudiológica, na qual será avaliado se o paciente possui consciência fonológica. A análise individual dessa avaliação não pode ser fator determinante para o fechamento do diagnóstico, já que outros fatores também deverão ser analisados, como a escrita, leitura, cálculo, atenção visual, habilidades motoras, nomeação rápida e memória imediata.

O teste para avaliação da dislexia, apesar de possuir várias etapas, costuma ser uma avaliação tranquila e com diagnóstico preciso. O laudo do diagnóstico apresentará o resultado obtido no protocolo avaliação dislexia e poderá ser realizado por um psicólogo ou fonoaudiólogo e, em algumas situações, um médico precisará assinar em conjunto.

Fui diagnosticado e agora? Tem tratamento para a dislexia?

Apesar da dislexia ser uma doença que não tem cura, ela poderá ser tratada com auxílio de um profissional capacitado para elaborar estratégias a fim de superar as possíveis dificuldades de comunicação e linguagem apresentadas pelo paciente.

Durante o tratamento, o paciente receberá diferentes estímulos para a escrita, leitura, fala e visão, podendo ainda, necessitar de acompanhamento multidisciplinar envolvendo outros profissionais da área da saúde.

Antes de iniciar o tratamento do seu filho, certifique-se se os profissionais escolhidos possuem todas as certificações e licenças necessárias para atuarem, além de serem comprometidos e capacitados para exercer a profissão.

 

Qual profissional trata a dislexia?

Após receber diagnóstico de dislexia é fundamental que o paciente busque por profissionais para iniciar desde logo o tratamento e, com isso, amenizar os sintomas e potencializar o desenvolvimento.

No caso das crianças, a busca por ajuda o mais rápido possível é fator determinante para reverter atrasos no desenvolvimento e recuperar possíveis dificuldades enfrentadas no ambiente escolar.

Dependendo do diagnóstico, será necessária a atuação em conjunto de alguns profissionais para a obtenção do resultado pretendido. Normalmente, o tratamento em crianças é iniciado por um profissional da fonoaudiologia.

O fonoaudiólogo é capacitado para ajudar na comunicação da criança, tanto na fala, quanto no desenvolvimento da linguagem. No decorrer do tratamento, demais profissionais poderão ser indicados para atuarem em áreas específicas.

Na KidBrains você encontra os melhores profissionais de fonoaudiologia, disponíveis para atender seu filho no melhor dia e horário para a sua família! Entre em contato conosco e agende a sua primeira sessão para iniciar o tratamento o mais rápido possível com o melhor profissional!