Crianças bilíngues: problemas e vantagens do desenvolvimento

Contamos sobre vantagens e desvantagens do desenvolvimento das crianças no ambiente bilíngue. O que é o bilinguismo, quais são os tipos de bilinguismo e quais alterações na fala são mais frequentes nas crianças bilíngues.

Pela prioridade se diferem coordenativo e subordinado bilinguismo. Primeiro tipo implica a mesma efetividade nas duas línguas, segundo tipo caracteriza dominação de uma língua em uso.
Pela profundidade de conhecimento de idiomas se classificam:

  • Bilinguismo ativo, que implica uso completo linguagem escrita e oral.
  • Irrealizado, quando segunda língua é entendida, mas de acordo com condições de vida não é usada mais.
  • Passivo, quando a pessoa tem entendimento completo da linguagem escrita e oral, mas pessoa não sabe falar e escrever.

Nestes casos, a comunicação pode acontecer em idiomas diferentes. Em muitos países é comum o bilinguismo por contato, quando falantes des línguas diferentes compartilham o mesmo território ou são vizinhos que vivem perto.

Caraterísticas do bilinguismo em crianças pré-escolares

O diferencial do bilinguismo na aprendizagem de língua estrangeiro. Exploração das habilidades linguísticas ocorrem dentro do processo de socialização. Crianças que entraram no ambiente bilingue desde o nascimento, adotam as regras e normativas de cada língua com leite da mãe.
Crianças pré-escolares saudáveis, tem altas capacidades de adaptação cerebral e permite que estes processos andem naturalmente sem consequências negativas.
Cada língua cabe em um lugar especial na memória, o sistema de articulação flexível adapta livremente pronúncia, e graças a isso criança não tem o sotaque.
Apenas com 3 anos de idade, crianças bilingues podem confundir palavras de línguas diferentes, por pouco tem e esses erros se vão, sem deixar rastros.
Já foi observado, que esta facilidade de aprendizagem de dois idiomas gradualmente enfraquece com a idade.
Crianças que entrarem no ambiente estrangeiro depois de 8 - 11 anos aprendem um novo idioma, mas lentamente. Para maioria das crianças desta idade é difícil se livrar do sotaque.

Vantagens de bilinguismo

Apesar de ser uma opinião comum, que aprendizagem de dois idiomas pode causar tensão e enfraquecimento do sistema nervoso central, a prática mostra o contrário. De acordo com várias pesquisas científicas, o bilinguismo incentiva desenvolvimento da memória, da atenção e das capacidades mentais.
Crianças bilingues se comparadas com crianças que falam um só idoma possuem:

  • Melhor capacidade de concentração
  • Memória mais rápida e mais profunda
  • Capacidades cognitivas mais altas
  • Estrutura da matéria cinzenta do cérebro mais densa (de acordo com dadas de ressonância magnética)

Como pesquisas longitudinais mostram, entre bilingues ativos taxas de demência e Alzheimer são mais baixas. Porém todas as vantagens surgem só quando sistema nervoso centrar é saudável. O bilinguismo em crianças com transtorno do sistema nervoso central pode causar consequências negativas. 

Problemas do bilinguismo

Crianças bilingues, que tem dificuldades no desenvolvimento do sistema nervoso central podem sentir as seguintes dificuldades: 
Atraso de desenvolvimento da fala em comparação com crianças da mesma idade.
O bilinguismo cria pressão, que pode ser alta demais para sistema nervoso central fraco. 
Exaustão mental de bilíngues com sistema nervoso central fraco pode causar gagueira.
Por causa da alta pressão, pode ser observado o atraso na aprendizagem de ambos os idiomas, que pode causar ausência de fala formada. Isso leva aos problemas psicológicos, dificuldades de socialização e desenvolvimento de complexo inferioridade.
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